Calendário do Sisu 2017: Inscreva-se Já

Atualizado em: 16.11.2016

by Sisu 2017 on 16/11/2016

Calendário Sisu 2017: Nos dias 05 e 06 de novembro deste ano tivemos mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 8,6 milhões de estudantes tiveram suas inscrições confirmadas. O objetivo da maioria dos participantes é, sem dúvidas, a conquista de uma vaga em um curso superior de alguma instituição pública, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abrirá a sua 15ª edição em janeiro do próximo ano.

O Sistema de Seleção Unificada – Sisu foi criado no mesmo ano em que o Enem passou por uma grande reformulação, em 2009. Desde então, sob a gerência do Ministério da Educação (MEC), o Sistema vem se consolidando como o principal mecanismo de acesso ao ensino superior público do país, cooperando com a extinção dos tradicionais vestibulares.

Período de inscrição do Sisu 2017

Assim que o resultado do Enem 2016 for publicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o MEC abrirá o período de inscrições do Sisu 2017 primeiro semestre. A nota do estudante no Exame será o principal critério de seleção dos candidatos inscritos. Para participar do processo seletivo, o candidato não pode zerar a prova de redação.

A data oficial de abertura das inscrições será confirmada apenas após a publicação do edital do Sisu 2017.

Antes disso, no entanto, é possível fazer uma previsão, com base nas edições anteriores. Desta forma, acreditamos que o resultado do Enem seja divulgado na primeira semana de janeiro e que o período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada abra na segunda semana do mesmo mês, a partir do dia 08. O prazo não costuma durar mais do que quatro dias seguidos.

Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2017, o estudante precisa acessar a página do Sistema no portal do MEC, disponível no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/. No site, é necessário informar o número de inscrição e a senha do Enem 2016. Quem não se lembrar dos dados poderá recuperá-los com facilidade clicando na opção “Esqueceu seu número de inscrição ou senha do Enem 2016?”. É através dessas informações que o sistema informatizado tem acesso direto às notas do participante tanto na redação quanto em cada uma das quatro áreas de conhecimento da prova: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Sisu 2017 Inscrições e Resultado

Sisu 2017 Inscrições e Resultado

Cada participante tem o direito de escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência, indicando qual a modalidade de concorrência. Além da Lei de cotas do Sisu 2017, que reserva vagas a estudantes oriundos de escolas da rede pública de ensino, ainda existe a opção de ampla concorrência e, em alguns casos específicos, certas instituições possuem políticas de ações afirmativas em determinados cursos. Essas informações são conhecidas no momento da inscrição.

Resultado do Sisu 2017 primeiro semestre

O resultado do Sisu 2017 será divulgado em uma única chamada regular, poucos dias após o término das inscrições. A consulta à lista dos aprovados poderá ser feita através do site oficial, por meio da Central de Relacionamento do MEC (0800-616161) ou diretamente nas próprias instituições participantes.

Quem for selecionado deverá ficar atento ao prazo, aos horários de atendimento das universidades e aos documentos necessários para efetuar matrícula no Sisu 2017. Esta etapa também costuma durar quatro dias, não sendo realizado nenhum registro acadêmico fora do prazo.

Aqueles estudantes que não forem selecionados para a vaga no curso de primeira opção, tendo sido aprovado ou não no curso de segunda opção, terão o direito de manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2017, para concorrer às eventuais vagas remanescentes no curso preferencial. O prazo para a inscrição na lista costuma abrir no mesmo dia da divulgação do resultado da chamada regular. A convocação dos aprovados nesta etapa, entretanto, é feita diretamente pela própria instituição de ensino, sem nenhuma publicação na página oficial do Sistema.

No segundo semestre de 2017 haverá outro processo seletivo do Sisu, com as regras e prazos idênticos ao do primeiro semestre. Mesmo aqueles que se inscreverem no início do ano, tendo sido aprovados ou não, terão o direito de participar da nova seleção. Portanto, não perca as esperanças e mantenha o foco na preparação do Enem.

Acompanhe todas as nossas atualizações curtindo a página do Sisu 2017 no facebook e compartilhe as novidades com seus amigos!

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: