Como funciona o Sisu 2017

Atualizado em: 29.08.2016

by Sisu 2017 on 29/08/2016

Como funciona o Sisu 2017? Criado pelo Governo Federal no ano de 2009, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que tem dois processos seletivos ao ano e seleciona estudantes para cada semestre letivo, começou a operar a partir de 2010, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na classificação dos inscritos. O programa é, atualmente, a principal via de acesso ao ensino superior em instituições públicas de todo o país.

Para se inscrever no Sisu 2017, o candidato precisa participar do Enem 2016 e alcançar uma nota maior do que zero na prova de redação. O sistema, totalmente informatizado, é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e por isso tem acesso ao aproveitamento dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio, o que facilita no arranjo da classificação.

Como é feita a seleção do Sisu 2017?

Como funciona o Sisu 2017

Quando participar do Enem 2016, comparecendo aos dois dias de prova e não zerando a redação, o estudante passará a ter o direito de fazer inscrição no Sisu 2017, tanto no processo seletivo do primeiro semestre do ano quanto no segundo, que terá as mesmas regras e exigências. Cada processo de seleção conta apenas com uma etapa de inscrição.

As inscrições para o Sisu 2017 serão realizadas exclusivamente no site oficial, no endereço http://sisu.mec.gov.br/, mediante informação do número de inscrição e da senha do Enem 2016. Muito já não se lembram desses dados, mas podem recuperá-los na própria página, clicando na opção “Esqueceu seu número de inscrição ou senha do Enem 2016?”. A partir de então, para seguir com a recuperação, é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), data de nascimento, Estado e município de residência.

Ao se inscrever, cada estudante tem o direito de selecionar até duas opções de curso, em ordem de preferência, para concorrer às vagas. Em cada uma das opções, é necessário indicar qual a modalidade em que deseja concorrer à vaga. Além da ampla concorrência e da Lei de cotas do Sisu 2017, muitas instituições ainda oferecem aos candidatos uma política de ações afirmativas, reservando vagas ou atribuindo bônus sobre as notas.

Acompanhamento de inscrição e nota de corte do Sisu 2017

Durante todos os dias do período de inscrições, o candidato poderá fazer o acompanhamento de inscrição do Sisu 2017 no site oficial, analisando sua situação no que diz respeito ao posicionamento, entre a quantidade de vagas ofertadas. Dentro do mesmo prazo, também é direito do participante alterar as opções de curso quantas vezes julgar necessário, prevalecendo sempre as últimas escolhas.

No mesmo período, o sistema informatizado atualizará as notas de corte do Sisu 2017 em cada um dos cursos disponíveis. Por isso, é mais do que importante que o candidato, além de se inscrever no primeiro dia, acompanhe a situação até o fechamento do prazo, visto que as notas mínimas podem mudar ao passar dos dias. Por isso, para não arriscar ficar de fora por falta de acompanhamento, se programe para acessar o site oficial ao menos duas vezes por dia.

Resultado do Sisu 2017 e matrícula

O resultado do Sisu 2017 será divulgado em uma única chamada regular. Para saber se foi ou não selecionado, o estudante pode tanto acessar a página do Sistema, quanto ligar para a Central de Relacionamento do MEC, no telefone 0800-616161, ou entrar em contato com a própria instituição de ensino participante.

Todos os selecionados deverão ficar atentos aos procedimentos necessários para efetuar a matrícula, observando o prazo e os horários de atendimento das instituições. Quem não cumprir com as exigências perderá a chance de se matricular no tão sonhado curso superior de uma universidade federal.

Os aprovados nos cursos de segunda opção, mesmo podendo se matricular normalmente, ainda têm o direito de manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2017, para continuar concorrendo às eventuais vagas remanescentes no curso que escolherem como primeira opção. O mesmo é válido para aqueles candidatos que não forem selecionados em nenhuma das opções de curso. A manifestação de interesse é feita exclusivamente na página oficial do Sistema.

A convocação dos candidatos aprovados na lista de espera será realizada pelas próprias instituições de ensino, sem nenhuma publicação no site oficial do Sisu 2017. Desta maneira, é de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar junto à instituição onde participando da lista as convocações para o registro acadêmico.

Em outros artigos publicados em nosso site você encontra mais detalhes sobre cada etapa específica do Sistema de Seleção Unificada. Para acompanhar as nossas atualizações, curta a página do Sisu 2017 no facebook e fique por dentro das novas notícias!

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: