Como se inscrever no Sisu 2017

Atualizado em: 30.09.2016

by Sisu 2017 on 30/09/2016

Como se inscrever no Sisu 2017? No mês de janeiro teremos a abertura do período de inscrições do Sisu 2017 – Sistema de Seleção Unificada. Para participar do processo seletivo, o estudante precisa fazer as provas do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio), alcançando nota maior do que zero na redação. Não será cobrado nenhum valor corresponde à taxa e os registros serão efetuados exclusivamente via internet.

O Sisu 2017 primeiro semestre será a 15ª edição do sistema informatizado do MEC (Ministério da Educação). Criado pelo Governo Federal no ano de 2009, O Sistema de Seleção Unificada foi inaugurado em 2010 e, desde então, opera com dois processos de seleção por ano, um em cada semestre letivo. Com o seu sucesso, devido à praticidade e segurança, se consolida cada vez mais como o principal meio de acesso ao ensino superior público no país, cooperando diretamente com a extinção dos tradicionais vestibulares.

Passo a passo de como fazer inscrição no Sisu 2017 primeiro semestre

Antes de se inscrever, é essencial que todos os estudantes leiam atentamente o edital do Sisu 2017, que será divulgado no fim de dezembro deste ano. O documento conta com todas as regras do processo seletivo e, além disso, também confirma as datas de todas as etapas da seleção. Através dele, todos os candidatos terão conhecimento de suas obrigações.

Depois de ficar por dentro de todos os regulamentos, o estudante terá plenas condições de fazer inscrição no Sisu 2017, acompanhando os seguintes passos:

Como se inscrever no Sisu 2017

1) Acessar a página do Sistema, no portal do MEC, disponível no endereço http://sisu.mec.gov.br/;

2) Informar o número de inscrição e senha do Enem 2016: Quem não se lembrar dos dados poderá recuperá-los clicando na opção “Esqueceu seu número de inscrição ou senha do Enem 2016?”;

3) Confirmar dados pessoais: Nesta etapa, devem ser confirmados todos os dados (e-mail, telefone, endereço, etc.) para o Sistema entrar em contato com você sempre que necessário;

4) Primeira opção de curso: Cada participante tem o direito de escolher até duas opções de curso. Para fazer a primeira escolha, basta clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”;

5) Pesquisa de vagas: Após selecionar a 1ª opção, será necessário fazer a pesquisa pela vaga. Esta pesquisa pode ser feita pelo nome do município, nome da instituição ou nome do próprio curso. Cada um dos cursos terá a quantidade de vagas ofertadas e as modalidades de concorrência. Após analisar a melhor opção, basta clicar em “Escolher este curso”;

6) Escolha da modalidade: Escolhido o curso, o passo seguinte consiste em selecionar a modalidade de concorrência à vaga. Além de cotas a estudantes da rede pública de ensino e ampla concorrência, algumas instituições oferecem políticas de ações afirmativas e informam suas regras específicas na própria página;

7) Confirmação de inscrição: Escolhido o curso e a modalidade de concorrência, basta conferir as escolher e clicar na opção “Confirmar minha inscrição” para, enfim, concluir o registro.

8) Segunda opção de curso: Para o curso de segunda opção, basta repetir os mesmos passos do primeiro curso, descritos nos itens 5, 6 e 7.

O curso de primeira opção deverá ser o de preferência do candidato, visto que o Sistema priorizará a ordem de escolha. Quem não for aprovado no primeiro curso, mesmo tendo sido selecionado para o curso de segunda opção, por exemplo, terá o direito de manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2017. A lista abrirá vagas daqueles que forem aprovados na chamada regular, mas que não concluírem a matrícula na instituição.

O resultado do Sisu 2017 primeiro semestre será divulgado em uma chamada única, dias após o término do período de inscrições. Os aprovados terão que observar o prazo de matrícula, consultando os horários de atendimento nas próprias instituições de ensino. Não será aceita nenhuma matrícula fora do prazo previamente estipulado.

Acompanhamento de inscrição do Enem 2017

Durante todo o período de inscrição, o Sistema atualizará diariamente as notas de corte do Sisu 2017 em cada curso. Com isso, cada candidato terá o direito de alterar as escolhas quantas vezes achar necessário, prevalecendo sempre as últimas alternativas.

O acompanhamento de inscrição do Sisu 2017 é feito no próprio site oficial, mediante informação do número de inscrição e senha do Enem 2016. No período, são informadas as situações nos cursos de primeira e segunda opção, com a classificação parcial do candidato.

No segundo semestre do ano será aberto um novo processo seletivo do Sisu 2017, que também utilizará as notas do Enem 2016 na seleção. Todos que participarem no primeiro semestre terão o direito de se inscrever no segundo, mesmo tendo sido aprovado na primeira oportunidade.

Acompanhe a página do Sisu 2017 no facebook e fique por dentro de todas as atualizações!

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: