Datas Inscrição Sisu 2017

Atualizado em: 14.10.2016

by Sisu 2017 on 14/10/2016

Inscrições do Sisu 2017 primeiro semestre: No próximo mês de janeiro, será aberto o período de inscrição do Sisu 2017 (Sistema de Seleção Unificada). Quem fizer as provas do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) e tirar mais do que zero na redação, terá o direito de se inscrever tanto no processo seletivo do primeiro semestre quanto no do segundo semestre do ano.

O Sisu 2017 marcará o oitavo ano de existência deste sistema informatizado, criado pelo Governo Federal e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Duas vezes por ano, o programa seleciona candidatos que participam do Enem com a finalidade de concorrer a vagas em cursos de instituições públicas de ensino superior, espalhadas por todo o território brasileiro.

Onde são feitas as inscrições do Sisu 2017?

Existe uma única maneira de realizar inscrição no Sisu 2017, seja na edição do primeiro ou do segundo semestre. Nenhum outro meio, além do site oficial, acessível no endereço http://sisu.mec.gov.br/, é reconhecido pela organização. Na página, todos os estudantes ainda têm acesso às regras gerais de funcionamento, com dicas e explicações detalhadas de como funciona o programa.

Inscrições para o Sisu 2017

Inscrições para o Sisu 2017

A página oficial fica aberta durante todo o ano, mas só receberá os registros dentro do período de inscrição do Sisu 2017. Baseando-se nas últimas edições, a expectativa é de que as inscrições tenham início em meados do mês de janeiro, com duração de aproximadamente cinco dias.

Todo o cronograma oficial será confirmado no edital do Sisu 2017, que já está sendo elaborado pelo MEC. O documento que rege todas as regras do Sistema, será publicado ainda no fim deste ano, nos últimos dias de dezembro. É indispensável a leitura do mesmo por todos os que desejam se inscrever.

Após fazer a leitura do edital do programa, o candidato que busca efetuar a inscrição deve acessar o site oficial tendo em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2016. Com os dados, o sistema terá acesso ao aproveitamento do estudante na prova de redação e em cada uma das áreas de conhecimento do Exame: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Quem não se lembrar do número de inscrição e/ou da senha, poderá fazer a recuperação no próprio site, clicando na opção de apoio “Esqueceu seu número de inscrição ou senha no Enem 2016?”.

Inscrições Sisu 2017 passo a passo

Com o número de inscrição e a senha do Enem 2016 em mãos, é muito simples se inscrever no Sisu 2017. São apenas quatro passos até a conclusão do registro:

  1. Confirmação dos dados de contato: A primeira coisa a ser feita é a confirmação de todos os dados pessoais, incluindo o número de telefone e e-mail. É através destes dados que a organização entrará em contato quantas vezes for necessário;
  2. Escolha do curso: Após confirmar os dados, o estudante terá acesso à página principal de inscrição. Nela, cada participante terá o direito de se inscrever em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência. Os passos são idênticos para ambos. Ao clicar na opção “Fazer inscrição”, tanto na primeira opção de curso quanto na segunda, o candidato deverá procurar pelo curso que deseja se inscrever. A pesquisa pode ser feita por nome de município, nome da instituição de ensino ou nome do curso;
  3. Modalidade de concorrência: Depois de escolher o curso, o sistema exige que o participante indique a modalidade em que deseja concorrer à vaga. Além de ampla concorrência e da Lei de Cotas, que reserva metade das vagas a estudantes oriundos de escolas públicas, algumas instituições ainda oferecem políticas de ações afirmativas, beneficiando determinadas classes de estudantes. Tais informações específicas são informadas na própria página;
  4. Confirmação de inscrição Sisu 2017: Por fim, é necessário confirmar as inscrições. Para isso, o candidato precisa conferir as escolhas (cursos, modalidade de concorrência e ordem de preferência) e, em seguida, clicar na opção “Confirmar minha inscrição”.

Durante todo o período de inscrição, o sistema atualizará diariamente as notas de corte do Sisu 2017 em cada um dos cursos disponíveis. Nesta fase, os estudantes poderão acompanhar suas classificações parciais, tendo o direito de mudar as opções de curso quantas vezes julgar necessário. Lembrando que sempre serão validadas as últimas escolhas.

Maiores detalhes sobre o Sistema de Seleção Unificada você encontra em todos os outros artigos já publicados em nosso site. Para ficar por dentro de tudo o que precisa, continue nos visitando e curta também a página do Sisu 2017 no facebook, onde compartilhamos todas as novidades!

Eloana Francine de Souza Merino dezembro 20, 2016 às 01:27

Vagás para o Sisu 2017

Responder

Eloana Francine de Souza Merino dezembro 20, 2016 às 01:27

Vagás para o Sisu 2017 inscrições

Responder

ONDINA MARI DE OLIVEIRA fevereiro 8, 2017 às 08:42

quero inscrição no sisu

Responder

ONDINA MARI DE OLIVEIRA fevereiro 8, 2017 às 08:43

vagas para o sisu 2017

Responder

ONDINA MARI DE OLIVEIRA fevereiro 8, 2017 às 08:44

gostaria de conseguir uma vaga no sisu

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: