Datas Inscrições Sisu 2017

Atualizado em: 23.01.2016

by Sisu 2017 on 23/01/2016

Datas Inscrições Sisu 2017: Criado pelo Governo Federal no ano de 2010, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo principal de unificar a oferta de vagas em universidades públicas do Brasil.

Através do Sisu 2017, as Instituições de Educação Superior (IES) farão a seleção dos estudantes que se inscrevem no Sistema em busca de uma das oportunidades oferecidas. Desde quando foi criado, o número de IES que aderem ao processo de seletivo vem crescendo bastante.

Serão dois processos seletivos do Sisu 2017. Um no primeiro semestre, com início em Janeiro e outro em junho, destinado à seleção das vagas de inverno das instituições de ensino.

Datas e Cronograma inscrição SISU 2017?

Datas Inscrições Sisu 2017

Datas Inscrições Sisu 2017

Os interessados em participar do Sistema de Seleção Unificada devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que lhe antecede de acordo com o cronograma oficial. Portanto, para se inscrever no Sisu 2017, é preciso realizar o Enem 2016. É importante lembrar que a nota alcançada na redação do Exame não pode ser zero.

As notas do Enem 2016 servirão como critério de seleção para as inscrições Sisu 2017. Mesmo quem já estiver estudando em alguma instituição de ensino superior pode participar do processo seletivo. Se esta instituição for pública, o estudante terá que optar por apenas um curso, pois não é permitido realizar dois cursos superiores em faculdades públicas do país.

Para se inscrever no Sisu 2017, os estudantes precisam informar o número de inscrição e a senha do ENEM 2016. Alguns institutos e universidades federais costumam estabelecer notas mínimas para concorrer às vagas de seus cursos. Quando se inscrevem, os participantes são informados destes casos.

Assim que chegar a data, as inscrições SISU 2017 devem ser feitas no site oficial, disponível em http://sisu.mec.gov.br/. Cada aluno tem o direito de optar por duas opções diferentes de curso, escolhendo a ampla concorrência ou políticas de ações afirmativas, onde há cotas para afrodescendentes, indígenas e egressos de escolas públicas.

Durante a data de inscrições é possível acompanhar a nota de corte e a colocação parcial. Caso a pessoa conclua que seja melhor mudar as opções feitas anteriormente, é possível fazer as alterações, sendo que cada mudança invalidará a escolha anterior.

O resultado SISU 2017 será divulgado em uma chamada única regular no Sistema. As demais chamadas bem como resultado da lista de espera serão divulgadas pelas próprias instituições responsáveis pela vaga. Passando as chamadas, ainda restando vagas, haverá a possibilidade de fazer parte da lista de espera. Os aprovados devem se matricular diretamente nas instituições em que forem selecionados nas datas estipuladas apresentando toda documentação de comprovação das informações prestadas ao sistema.

Para mais informações, curta e compartilhe o Sisu 2017 no Facebook.

Carlos Amorim dezembro 28, 2016 às 08:51

Bom dia, como faço para inscrever-me em um curso para 2017 usando a nota do enem e quais os dias que eu poderei fazer essa inscrição; uma vez que, ainda não sei qual a nota, gostaria de ser informado, obrigado.

Responder

bonifacio barros de sa e silva janeiro 23, 2017 às 21:03

bom dia como faço para se inscrever no sisu.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: