Inscrições para o Sisu 2017

Atualizado em: 20.10.2015

by Sisu 2017 on 20/10/2015

As inscrições para o Sisu 2017 – Sistema de Seleção Unificada terão início no mês de janeiro. O Sisu é um programa gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) que é utilizado pelos estudantes participantes do Exame do Ensino Médio (Enem) para concorrer a vagas em instituições Federais de ensino superior. A inscrição para todos no sistema é totalmente gratuita e o único requisito é a participação com aproveitamento no Enem.

Além do Sisu 2017 existem também outras iniciativas do Governo Federal. Uma delas é o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. A outra é Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) que é o financiamento de mensalidades de cursos superiores a juros baixos.

Como se inscrever no Sisu 2017

Inscrições para o Sisu 2017

Inscrições para o Sisu 2017

Os processos seletivos do Sisu 2017 abre inscrições em dois períodos anuais. As inscrições são feitas apenas via Internet pelo endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/ com número de inscrição e senha do Enem 2016. O participante poderá optar por até duas opções de vagas sendo escolhida em ordem de preferência. Estas vagas são ofertadas pelas Universidades participantes do sistema. O candidato também terá que escolher a modalidade de concorrência e informar qual instituição que gostaria de se matricular, curso e turno. Haverão dois tipos de modalidades:

  • Vagas destinadas a políticas afirmativas: modalidade que engloba concluintes do ensino médio em escola pública, cotas sociais e raciais em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Algumas instituições reservam 50% das vagas para esta modalidade.
  • Vagas de ampla concorrência. Estas vagas são destinadas todos os participantes, sem qualquer distinção.

No momento da chamada o participante irá concorrer apenas com a modalidade optada. Será vedado dentro do Sisu 2017 que o participante faça opção por curso e turno nas duas modalidades, pois é permitida apenas uma matrícula por estudante. Ao final da inscrição o sistema faz uma pré-seleção daqueles que possuem a melhor nota. Lembrando que esta seleção é provisória.

O resultado do Sisu 2017 poderá ser visualizado no Boletim de Acompanhamento, no site do Sisu e nas instituições no qual foi inscrito. Quem for selecionado deverá prestar especial atenção no Cronograma do Sisu 2017, entrando em contato com a instituição para saber documentos necessários e o prazo da matrícula. O critério de desempate será o da maior nota na seguinte forma: Redação; Linguagens códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias.

Após a chamada regular o Sisu 2017 serão abertas as inscrições para a lista de espera. Esta lista é utilizada pelas instituições para preenchimento de vagas não ocupadas pelo Sistema. Para se inscrever o candidato terá que manifestar interesse no site.

Para mais informações sobre curta e compartilhe a página do Facebook do Sisu 2017 e boa sorte!

DINAILSON maio 11, 2016 às 11:48

COMO FAZO PRA ME ESCREVER

Responder

MARIA CRISTINA PACHECO BEZERRA setembro 5, 2016 às 11:37

QUERO PODER ESTUDAR E APRENDER CONTEÚDOS E MATÉRIAS NOVAS QUERO PODER APRENDER A FALAR TODOS OS IDIOMAS

Responder

Viviane Porto setembro 6, 2016 às 11:21

Como faço minha matricula?

Responder

Willian janeiro 18, 2017 às 22:30

Que começam as inscriçoes para o sisu ?
Muito Obrigado

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: