Inscrições Sisu 2017 1º Semestre

Atualizado em: 07.11.2016

by Sisu 2017 on 07/11/2016

Inscrições Sisu 2017 1º semestre: No próximo mês de janeiro será oficialmente aberto o período de inscrição do Sisu 2017 – Sistema de Seleção Unificada. Os estudantes que participarem do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) e alcançarem nota maior do que zero na redação, terão o direito de se inscrever para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior.

Durante todo o período de inscrição do Enem 2016, 9.276.328 participantes se registraram. Deste total, quase 8,65 milhões tiveram suas inscrições confirmadas. Os demais foram desclassificados por não efetuarem o pagamento do valor correspondente à taxa dentro do prazo previamente estipulado, ou não preencheram seus dados de forma fidedigna.

Período de inscrição Sisu 2017 1º semestre

Assim que publicar o edital, no mês de dezembro, o MEC (Ministério da Educação) confirmará as datas de início e fim do período de inscrição do Sisu 2017 primeiro semestre. Antes disso, no entanto, é possível fazer uma previsão dos dias que serão escolhidos, tomando como base as edições anteriores.

Desta forma, é provável que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publique as notas do Enem 2016 na primeira semana de janeiro. Portanto, como depende da nota do Exame para efetuar a seleção dos candidatos inscritos, todos esperam que o processo seletivo do Sisu 2017 seja aberto a partir da segunda semana do próprio mês de janeiro.

Como se inscrever no Sisu 2017 primeiro semestre?

É bem simples fazer inscrição no Sisu 2017. Para isso, o estudante precisa acessar a página oficial do Sistema no portal do MEC, disponível no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/. Não será aceito nenhum outro registro feito por outro meio que não seja esse oficial. Portanto, os candidatos precisam ficar atentos para não perder a oportunidade.

Quando começam as inscrições do Sisu 2017

Ao entrar no site oficial, o sistema informatizado exige que o estudante informe o número de inscrição e a senha do Enem 2016. Por meio desses dados, o Sisu tem acesso às notas do candidato na prova de redação e em cada uma das quatro áreas de conhecimento do Exame: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Inscrições Sisu 2017 passo a passo

Depois de informar o número de inscrição e a senha, o participante precisa confirmar seus dados oficiais, que serão carregados pelo Sistema. Por meio deles, a organização entrará em contato sempre que for necessário. Portanto, é essencial que sejam atualizados, principalmente, o número de telefone, e-mail pessoal e endereço residencial.

Em seguida já deve ser feita a escolha da primeira opção de curso. O edital do Sisu 2017 garante a cada candidato o direito de concorrer a vagas em até dois cursos diferentes, obedecendo a ordem de preferência. Em cada uma das opções é preciso, primeiro, indicar qual o curso, depois a modalidade de concorrência à vaga, confirmando a inscrição ao final.

A pesquisa pelos cursos do Sisu 2017 pode ser feita pelo nome do município, nome da instituição de ensino ou pelo próprio nome do curso. As modalidades, por sua vez, são: ampla concorrência, Lei de cotas e eventuais políticas de ações afirmativas próprias de algumas instituições. Sempre que houver a disponibilidade de ações afirmativas em determinado curso, o sistema informará automaticamente ao candidato.

A Lei de cotas do Sisu 2017 destinará 50% de suas vagas, por curso e turno, a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino. As ações afirmativas, por sua vez, atribuem bônus na nota do candidato ou oferecem vagas reservadas.

Notas de corte Sisu 2017 primeiro semestre

Diariamente, durante todos o período de inscrição, o sistema informatizado atualizará as notas de corte do Sisu 2017 em cada um dos cursos disponíveis. Desta forma os candidatos terão, além da chance de acompanhar suas situações, o direito de mudar as opções de curso quantas vezes julgarem necessário, prevalecendo sempre a última escolha, tanto na primeira quanto na segunda opção.

Durante o período de acompanhamento de inscrição do Sisu 2017, serão disponibilizadas as posições atuais do participante no processo seletivo e a situação, se momentaneamente aprovado ou reprovado.

O resultado do Sisu 2017 será divulgado em chamada única, poucos dias após o encerramento das inscrições. Os aprovados terão que se informar junto às próprias instituições de ensino quais os horários de atendimento e os documentos necessários para efetuar matrícula.

Quem não for selecionado para o primeiro curso, sendo ou não aprovado no de segunda opção, terá o direito de manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2017 primeiro semestre, para continuar concorrendo às eventuais vagas que não forem preenchidas no curso que escolheu como preferencial. A manifestação de interesse é feita no próprio site oficial.

Fique por dentro de todas as nossas atualizações acompanhando a página do Sisu 2017 no facebook!

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: