Inscrições Sisu 2017 começam no dia 23 de Janeiro

Atualizado em: 17.01.2017

by Sisu 2017 on 17/01/2017

O MEC (Ministério da Educação) divulgou que as inscrições do Sisu 2017 – Sistema de Seleção Unificada estará abertas no dia 23 e seguirá até o dia 27 de janeiro. No decorrer do artigo informaremos as prováveis mudanças e como se inscrever.

O Sisu 2017 é destinado para estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2016. O programa foi criado no ano de 2009 e tem como gerente o MEC. O principal objetivo do sistema é substituir o vestibular para ingressar no ensino superior em instituições federais.

A inscrição para o sistema não possui taxa e só é feita exclusivamente via internet através do endereço eletrônico http://www.mec.gov.br/. Para iniciar o cadastro o estudante precisa apresentar o número de inscrição do Enem 2016 e senha.

Sisu 2017 modificações e inscrição

O sistema do Sisu 2017 estará disponível para inscrição do primeiro semestre até às 23h59min, pois na madrugada sairá do ar para atualizações que apresente aos estudantes os candidatos pré-selecionados. Os candidatos que não portar a senha deverá acessar a página do exame e clicar na opção “esqueci minha senha”.

O MEC anunciou mudanças no Sisu 2017, pois aquelas instituições participantes do sistema poderão exigir nota mínima por prova. Nas edições anteriores eram calculadas a nota de corte somando todas e tendo uma média final, sendo assim cada curso possuía nota diferente.

Com a modificação as IES (Instituições do Ensino Superior) avaliam o candidato por prova, mas isto é opcional feita pela universidade, pois poderá usar os dois critérios atualmente. Além disto o sistema ainda permanece com a exigência que o candidato deverá obter nota maior que zero para poder se inscrever no Sisu 2017.

O estudante poderá informar dois tipos de curso e instituição sendo apresentado em ordem de preferência, pois ajudará na participação da lista de espera. O Sisu 2017 possui 3 tipos de vagas conhecidas como ampla concorrência; demais políticos de ações afirmativas e a lei de cotas, assim optando em qual concorrer.

Vagas do Sisu 2017 destinadas a Lei de cotas são para candidatos que estudou todo o ensino médio em escola de rede pública tendo renda per capita inferior ou igual a um salário mínimo e aqueles autodeclarados indígenas, pardos e pretos. Normalmente será cerca de 50% das vagas destinadas para este tipo de candidato.

A ampla concorrência é apenas para participantes do Enem 2016 sem outro requisito. Todavia as vagas de demais políticas de ações afirmativas funciona como as vagas de cotas, mas não é obrigatória que as instituições separam certa quantia para esta opção.

Quando começam as inscrições do Sisu 2017

Resultado e matrícula do Sisu 2017

No final da inscrição do Sisu 2017 o estudante criará uma senha na qual poderá acessar as informações do candidato. Nela será divulgado o resultado e os estudantes pré-selecionados, todavia no período de inscrição não será confiável, pois passará por atualização todos os dias. Além do site o candidato poderá conferir o resultado nas instituições optada ou através do MEC no 0800 616161.

Os participantes que ficarem com notas idênticas no Sisu 2017 passarão por critério de desempate a seguinte ordem: Renda familiar; maior nota obtida na redação; quem mandou bem em Linguagens, códigos; maior nota em Matemática; melhor em Ciências da Natureza e por fim o mais pontuado em Ciências Humanas.

Após o resultado do Sisu 2017 o MEC destinará cerca de 3 a 4 dias para comparecerem as instituições para a matricula. É importante que o candidato entre em contado com as universidades para se atualizar sobre os documentos exigidos. Os não selecionados ou aqueles selecionados na segunda opção poderão manifestar interesse na lista de espera na página do candidato.

Para mais informações sobre o sistema, curta e compartilhe a página do Facebook Sisu 2017.

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: