Inscrições Sisu 2017: Veja como se Inscrever

Atualizado em: 10.11.2016

by Sisu 2017 on 10/11/2016

Começam em breve as inscrições para a edição do primeiro semestre para o processo seletivo do SISU – Sistema de Seleção Unificada. O programa que é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Governo Federal, através de seu sistema informatizado realiza todos os anos processos seletivos que concedem vagas para cursos instituições públicas de ensino superior.

Segundo informações do MEC, serão oferecidas vagas para cursos de graduação, distribuídos entre as instituições de ensino superior que optam em utilizar o processo seletivo do SISU. Todo o processo seletivo é realizado com base nas notas obtidas pelos participantes na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016.

Os interessados em participar do processo seletivo do SISU 2017 devem realizar no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/ a consultar das vagas disponíveis, que serão distribuídas em mais de 200 cidades em espalhadas por todo o Brasil. Para o SISU 2017 é esperado um aumento considerável do número de vagas para cursos de nível superior que serão oferecidas aos participantes. Já o número de instituições de ensino superior também deve aumentar.

Possível Cronograma do SISU 2017

As inscrições para participar do SISU 2017 vão poder ser realizadas em dois períodos durante o ano. O primeiro acontecerá já durante o primeiro semestre com datas ainda a serem definidas pelo MEC, provavelmente já nas primeiras semanas do mês de janeiro após ser divulgado os resultados individuais dos participantes do Enem 2016. Já o segundo período de inscrições, destinado a preencher as vagas remanescentes do primeiro processo seletivo do SISU 2017 ocorre no segundo durante o segundo semestre. Vale lembrar que as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas apenas no endereço eletrônico do SISU.

Para se inscrever no SISU 2017 o participante deve informar o número de inscrição e a senha que foi cadastrada para participar da última edição do Enem, através destas informações o Sistema Informatizado do SISU irá buscar os demais dados pessoais do participante. Agora, caso ocorra do participante não se recordar destes dados, existe a opção de recuperar o número de inscrição e a senha no endereço eletrônico do Enem.

Quando realizar a inscrição para participar das inscrições SISU 2017, o participante deverá informar quais os cursos deseja conseguir uma das vagas no processo seletivo. Ao todo os participantes devem informar duas opções de curso que devem ser informadas na ordem de preferência do participante. Uma dica importante é na hora de informar as opções de curso o participante deve observar a sua nota do Enem e se ela o qualifica para a vaga do curso pretendida. Outra forma de aumentar as chances de ser contemplado é durante o período de inscrições caso necessário alterar as opções de curso e adequá-las de acordo a sua nota do Enem.

Processo seletivo e resultado do SISU 2017

Inscrições para o Sisu 2017

Inscrições para o Sisu 2017

Nas últimas edições do SISU passaram a vigorar as mudanças no processo seletivo, onde ao invés das duas chamadas realizadas para divulgar o nome dos candidatos contemplados, o Sistema passou a realizar apenas uma chamada. A divulgação da segunda chamada de contemplados do SISU 2017 será uma responsabilidade das instituições de ensino superior que optam em utilizar o sistema na seleção de novos estudantes.

Os candidatos não selecionados ou os selecionados com a segunda opção de curso podem manifestar o interesse em participar da Lista de Espera, que é feito no mesmo endereço eletrônico que o candidato se inscreveu para o SISU 2017.

Após o período de inscrições o sistema informatizado selecionará os candidatos melhores classificados de acordo com a nota obtida no Enem 2016. A seleção será feita obedecendo o número de vagas ofertadas e número de concorrentes. Os participantes podem ser selecionados tanto na primeira, quanto na segunda opção. No entanto, os selecionados com a segunda opção tem a oportunidade de manifestar o interesse de participar de uma lista de espera, mesmo que tenham realizado a matricula na instituição de ensino superior para tentar a contemplação com a primeira opção de curso. Os não selecionados em nenhuma das opções também podem participar da Lista para concorrer com a primeira opção.

Em breve divulgaremos o cronograma do SISU 2017. Para mais informações visite a nossa página do Facebook Sisu, curta e compartilhe!

manoel rodrigues magalhaes janeiro 26, 2017 às 10:34

retendo fazer a inscrição para o 1º semestre de engenharia civil

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: