Inscrições Sisu 2017

Atualizado em: 03.07.2016

by Sisu 2017 on 03/07/2016

Inscrições SISU 2017: Ocorre no primeiro semestre um dos processos seletivos do SISU 2017 – Sistema de Seleção Unificada. O sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) é utilizado por instituições públicas de ensino superior onde disponibilizam vagas para seus cursos de graduação. Podem concorrer a estas vagas estudantes que em 2016 realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Estudantes interessados em concorrer a uma das milhares de vagas que serão oferecidas no SISU 2017 devem acessar o endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/. É necessário que sejam informados o número de inscrição e a senha utilizada na participação do Enem. O estudante não paga nenhum valor para realizar a inscrição no SISU.

Inscrições Sisu 2017

Notas do Enem e processo seletivo do SISU 2017

O sistema informatizado do SISU 2017 utiliza as notas dos participantes do Enem em seu processo seletivo. Não existe uma média mínima que o estudante tenha que obter nas provas de conhecimentos do Enem. É exigido que a nota obtida na prova de redação seja superior a zero.

Apesar de não ser exigida uma nota mínima nas provas de conhecimentos do Enem para participar do SISU 2017 é importante lembrar que serão selecionados os estudantes que apresentarem as maiores notas. Algumas instituições de ensino superior podem atribuir pesos diferentes a cada uma das quatro provas de conhecimentos (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática) na seleção das vagas de seus cursos de graduação oferecidos no SISU 2017.  

Através do número de inscrição o sistema informatizado do SISU 2017 recupera automaticamente a nota que o estudante obteve no Enem 2017. De acordo a escolha de curso o sistema analisa se a nota do estudante é suficiente para conseguir a vaga no curso que escolheu. A nota de corte para o SISU 2017 é calculada com base no número de vagas ofertadas e o numero de estudantes que concorrem a determinado curso de graduação superior.

Entenda o processo seletivo do SISU 2017

No momento em que realizar a inscrição para participar do processo seletivo do SISU 2017, o estudante deve informar quais são suas opções de cursos. Devem ser informado em ordem de preferência duas opções de curso entre as disponibilizadas pelas instituições de ensino superior. É necessário também que o estudante defina também em qual modalidade deseja concorrer as vagas. Deve escolher entre ampla concorrência ou as destinadas a atender a Lei de Cotas. No caso das vagas destinadas a Lei de Cotas o estudante deve autodeclarar ser pardo, negro ou indígena.

Durante o período de inscrições é possível que o estudante altere suas opções de curso. Alterar as opções de curso permite aos estudantes adequá-las com a nota dos cursos oferecidos no SISU 2017. Será considerada pelo sistema a última opção informada pelo estudante.

Ao termino do período de inscrições serão selecionados em etapa única os estudantes que de acordo com suas escolhas apresentarem as melhores notas. Os estudantes selecionados com a primeira opção de curso devem ficar atentos aos prazos para comparecer a instituição de ensino superior e efetivar a matricula do curso, vale lembrar que a estes não será permitido manifestar o interesse em participar da lista de espera do SISU 2017.

O resultado com a lista dos estudantes selecionados no processo seletivo pode ser consultado no site do SISU, nas instituições de ensino superior que participam e também através da central de atendimento do MEC no telefone 0800-616161.

Já o estudante com a segunda opção de curso tendo ou não realizado a matrícula pode manifestar o interesse em participar da lista de espera.

A lista de espera do SISU 2017 serve para que as vagas não preenchidas na chamada regular sejam ocupadas. Nesta lista o participante pode concorrer apenas a sua primeira opção de curso. É necessário que o estudante manifeste no site do SISU o interesse em participar da lista de espera e acompanhe na instituição de ensino qual será o período de matricula caso seja selecionado.

Acompanhe em nosso site a divulgação do cronograma do SISU 2017 e mais informações estão disponíveis na pagina do Facebook do SISU 2017, curta e compartilhe!

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: