MEC prorroga inscrições do Sisu 2017

Atualizado em: 26.02.2017

by Sisu 2017 on 26/01/2017

MEC prorroga inscrições do Sisu 2017. Como esperado o Sistema de Seleção Unificado encerraria os cadastros às 23h59min do dia 27. Todavia, o Ministério da Educação (MEC) informou na noite de quinta-feira que irá aumentar mais 48 horas o prazo de encerramento das inscrições.

O Sisu 2017 apresentou cerca de 2 milhões de inscritos concorrendo uma das mais de 230 mil vagas no ensino superior. A decisão de prorrogar foi por motivo da dificuldade que os candidatos encontraram em acessar o sistema.

Cronograma: As inscrições tiveram início no dia 24 e encerrará às 23h59min (horário de Brasília) do dia 29. No dia 30 de janeiro o sistema disponibilizara o resultado da chamada regular. Para os que não foram selecionados estará disponível a lista de espera do Sisu 2017 no dia 03 de fevereiro até dia 10. Os selecionados terão do 03/02 a 07/02 para efetuar a matrícula. No dia 16/02 haverá a convocação dos candidatos em lista de espera.

Como se inscrever no Sisu 2017 primeiro semestre

As inscrições do Sisu 2017 primeiro semestre continuarão com as mesmas regras, pois disponibilizará o sistema durante o dia e estará indisponível durante a madrugada para atualização da lista com os pré-selecionados.

As inscrições serão feitas apenas pela internet e pelo endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/ sem taxa de pagamento. Os estudantes poderão acessar tranquilamente, pois o MEC informou que os problemas foram sanados. Todavia, aqueles que encontrarem qualquer tipo de dificuldade para acessar deverão entrar em contato pelo 0800 616161 ou através do ouvidoria@mec.gov.br.

Para iniciar a inscrição do Sisu 2017 basta informar o número do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2016 e senha. Aqueles que não obter a senha, basta acessar a página do exame e clicar na opção “esqueci minha senha”. Assim, a página, a partir de algumas informações pessoas, efetuará a alteração da senha.

Após informar o número de inscrição e senha o candidato deverá indicar dois opções de curso em ordem de preferência. Para isto, basta informar o nome do curso, instituição optada e a modalidade (Lei de cotas, ampla concorrência e ações afirmativas) de concorrência que vária de acordo com o curso escolhido. Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas poderão optar por modalidade de ações afirmativas ou Lei de cotas.

Inscrições Sisu 2017

Lista de espera e resultado do Sisu 2017

Como já foi informado logo acima, a lista de espera do Sisu 2017 estará disponível no dia 3 até o dia 10. Para participar é importante manifestar interesse, pois o sistema não coloca os candidatos automaticamente. Para isto, o estudante deverá acessar o boletim do candidato.

Para acessar o boletim do candidato o estudante deverá informar número de inscrição do Enem 2016 e senha. Ao entrar, o participante terá que manifestar interesse clicando na opção “participar da lista de espera”. Só será permitido para aqueles que não foram selecionados em nenhuma das opções de curso ou que foram selecionados apenas na segunda opção. Optando pela lista de espera o estudante concorrerá apenas pela primeira opção de curso, por isto é importante informar em ordem de preferência.

O resultado do Sisu 2017 também estará disponível no boletim do candidato. Só será válida aquela lista de selecionados visualizada no dia 30, pois nos dias anteriores o sistema calcula a nota de corte diariamente, por isto poderá sofrer alteração. A nota é calculada com base no número de estudantes inscritos no curso e o número de vagas disponíveis.

Além do boletim do candidato o estudante poderá conferir o resultado nas instituições inscritas ou através do Ministério da Educação pelo 0800 616161.

Para as atualizações sobre o sistema e mais notícias, curta e compartilhe a página do Facebook Sisu 2017.

Leave a Comment

Notícia anterior: