Quando começam as inscrições do Sisu 2017

Atualizado em: 01.08.2016

by Sisu 2017 on 01/08/2016

Quando começam as inscrições do Sisu 2017 primeiro semestre? Muitos já estão ansiosos para saber quando será o início do período de inscrição do Sisu 2017 (Sistema de Seleção Unificada) para o primeiro processo seletivo do ano. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o edital com o cronograma oficial, mas já é possível afirmar que as inscrições serão realizadas a partir da primeira semana de janeiro.

O edital do Sisu 2017 primeiro semestre será publicado em meados de dezembro. No documento, que deve ser lido por todos os interessados em participar da seleção, estarão todas as datas oficiais, as regras e exigências do programa. O responsável pela elaboração do edital é o próprio MEC, que gerencia o Sistema de Seleção Unificada desde 2010, quando teve sua primeira edição.

Qual a data de início das inscrições do Sisu 2017 1º semestre?

As inscrições do Sisu 2017 primeiro semestre serão abertas poucos dias após o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicar o resultado individual do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. As notas dos estudantes nas provas serão o principal critério na seleção.

Com a previsão de que o resultado do Exame seja divulgado na primeira semana de janeiro, a expectativa é de que o período de inscrição do Sisu 2017 seja aberto logo na segunda semana do primeiro mês do ano. Confirmando essa expectativa, se espera que as inscrições comecem no dia 09 (segunda-feira) e terminem às 23h59min do dia 12 (quinta-feira) de janeiro, seguindo o horário oficial de Brasília/DF.

Quando começam as inscrições do Sisu 2017

Quem pode se inscrever no Sisu 2017? Para se inscrever no Sisu 2017 primeiro semestre, o estudante precisa ter participado do Enem 2016 e alcançado uma nota maior do que zero na prova de redação. As notas nas quatro áreas de conhecimento do Exame (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) não contam como requisito inicial.

Algumas instituições de ensino se reservam no direito, garantido em edital, de exigir nota mínima no Enem para que o candidato concorra às vagas disponíveis em seus cursos. Tal exigência pode ser tanto na média geral como por determinadas áreas de conhecimento. Todas essas situações são informadas na própria página de inscrição, no momento em que o participante deve escolher o curso.

Onde são feitas as inscrições do Sisu 2017?

As inscrições para o processo seletivo do Sisu 2017 devem ser feitas exclusivamente via internet, na página oficial do programa, no endereço http://sisu.mec.gov.br/. No registro, são exigidos o número de inscrição e a senha utilizados no Enem 2016. Quem não se lembrar mais dos dados e tiver que recuperá-los, basta clicar na opção “Esqueceu seu número de inscrição ou senha do Enem 2015?”, disponível no próprio site.

Cada candidato tem o direito de escolher até duas opções de cursos, em ordem de preferência. Em cada uma das opções devem ser informadas as modalidades de concorrência: Lei de cotas, ampla concorrência ou políticas de ações afirmativas. A Lei de cotas reserva 50% do total de vagas a estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública. As ações afirmativas, por sua vez, são oferecidas por algumas instituições que oferecem vagas reservadas ou adotam bônus na nota do candidato.

Durante todos os dias do período de inscrição, o sistema informatizado atualizará as notas de corte do Sisu 2017. Assim, o estudante terá a oportunidade de consultar a sua situação e, caso ache necessário, escolher outros cursos entre todos aqueles que estiverem disponíveis. Poderão ser feitas quantas mudanças o candidato achar melhor, sem limitação.

No meio do ano também será aberto o período de inscrição do Sisu 2017 segundo semestre. Os critérios de seleção serão idênticos aos do primeiro. Mesmo quem já estiver matriculado em alguma instituição de ensino poderá se inscrever para concorrer às vagas que serão ofertadas.

O Sistema de Seleção Unificada foi criado pelo Governo Federal no ano de 2009, logo após a implantação do novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio. Por possuir dois processos seletivos anuais e ter começado a operar a partir de 2010, teremos em 2017 a 15ª e 16ª edições do Sisu. Milhões de estudantes irão concorrer a vagas em cursos de instituições públicas de ensino superior espalhadas por todo o território nacional.

Para saber mais detalhes e conhecer melhor o Sisu, leia outros artigos que já publicamos em nosso site e acompanhe a página do Sisu 2017 no facebook. Conte com nosso apoio e boa sorte!

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: