Sisu 2017: Inscrições e Lista de Espera

Atualizado em: 08.06.2016

by Sisu 2017 on 08/06/2016

Inscrições do Sisu 2017 – Sistema de Seleção Unificada. O Sisu é um sistema criado pelo Governo Federal com objetivo de selecionar estudantes participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a vagas em instituições Federais de ensino superior. O Sisu exige que o candidato tenha participado do Enem 2016 com desempenho maior que zero na redação bem como demais requisitos de alguns cursos e suas médias mínimas.

Além do Sisu 2017 os estudantes podem atualmente contar com o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Os programas abrem as inscrições normalmente no mês de janeiro sendo na seguinte ordem: Sisu, Prouni e Fies. A diferença entre ele é que o Prouni os candidatos concorrem a bolsas de estudos integrais e parciais de até 50% de desconto em escolas privadas. O Fies funciona como tipo de financiamento estudantil para instituições privadas através do Governo Federal em agências bancárias, mas cobrando juros menores em relação ao mercado.

Como se inscrever no Sisu 2017

Sisu 2017 Inscrições e Lista de Espera

A inscrição para o Sisu 2017 é totalmente gratuita e feita exclusivamente via internet através do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/. Para se inscrever é necessário que o candidato informe o número da inscrição de participação do Enem 2016 e a senha. Caso o estudante tenha esquecido da senha basta acessar a página do exame e clicar na opção “esqueci minha senha”. O programa gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) disponibiliza duas opções de curso durante as inscrições, o qual deve ser informado em ordem de preferência instituição, local de oferta, curso e turno, pois será utilizado como critério na lista de espera do Sisu 2017.

O candidato deverá optar pelas modalidades de concorrência de vaga tendo como opção Lei de Cotas (reserva 50% das vagas para estudantes que tenham concluído o ensino médio em escola de rede pública), vagas para demais políticos (esta opção só poderá ser escolhida se estiver disponível pela instituição) e vagas de ampla concorrência (destinada para estudantes que tenham apenas feito o Enem). Ao final da inscrição o Sisu 2017 disponibilizará a nota de corte para o curso optado.

Para calcular a nota de corte o MEC utiliza o número de inscritos e quantidade de vaga disponível para aquele curso optado. A nota apresentada no primeiro dia não será oficial, pois é calculada diariamente, mas o ultimo dia apresentado aqueles que estejam nas primeiras colocações terão grande possibilidade de ser selecionado. Para acessar o boletim do estudante basta acessar a página do Sisu 2017 e informar o número da inscrição e a senha.

Resultado e lista de espera do Sisu 2017

O resultado para a chamada regular do Sisu 2017 será divulgado no boletim do candidato. Como critério de seleção o MEC utiliza a maior nota alcançada na seguinte ordem: Redação; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias.

A lista de espera para o Sisu 2017 estará disponível para as instituições para o preenchimento de vagas. Para poder participar é necessário que o candidato manifeste interesse, mas só poderá participar aquele que não foi selecionado em nenhuma das opções ou aquele que foi selecionado na segunda opção de curso.

Para informações através das redes sociais, curta e compartilhe a página do Facebook Sisu 2017. Boa sorte!

Marcelo janeiro 4, 2017 às 18:56

Boa noite !

Gostaria de manter informado.

Att.

Marcelo.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: