Sisu 2017 Inscrições terão início em Janeiro

Atualizado em: 11.11.2015

by Sisu 2017 on 11/11/2015

Inscrições do Sisu 2017 – Sistema de Seleção Unificada. O Sisu é um programa criado no ano de 2009, atualmente gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação). As instituições Federais utilizam este programa como modo de seleção pegando como base as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Normalmente as inscrições são abertas após a divulgação de resultados do Enem em Janeiro. Há também uma segunda rodada de inscrições em junho, referente ao segundo semestre, com base nas notas da mesma edição do Exame.

Logo após as inscrições do Sisu 2017 também estará aberto o período de inscrição do Prouni 2017 (Programa Universidade para Todos). É um método escolhido pelos candidatos a concorrer a bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições privadas. Outro programa será o Fies 2017 (Fundo de Financiamento Estudantil) que abrirá após o encerramento do Prouni. Os candidatos que optarem por este programa vão concorrer a um financiamento estudantil, mas com juros menores.

Atualmente as regras dos programas vedam acumulo de vagas obtidas no Sisu e benefícios do Fies e Prouni.

Como se inscrever no Sisu 2017

Inscrições Sisu 2017 começam em Janeiro

Inscrições Sisu 2017 começam em Janeiro

Muitos participantes ficam se perguntando quem pode se inscrever no Sisu 2017 e como se inscrever? Vamos ver neste passo a passo como efetuar seu cadastro. A única exigência do Sisu 2017 é que o candidato tenha participado do Enem 2016 obtendo nota superior a zero na redação. Esta é a única exigência do sistema, mas lembrando que o Sistema indicará a nota mínima necessária para obtenção da vaga (notas de corte). Caso a nota não seja suficiente para concorrer aquela bolsa de ensino o programa emitirá uma mensagem contendo a informação que não é possível.

Para se inscrever no Sisu 2017 o participante deverá acessar o endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. O candidato precisará do número de inscrição do Enem e senha. Caso tenha esquecido basta clicar na opção “esqueci minha senha”. O programa não possui taxa de inscrição e ao final o participante receberá um comprovante de cadastro o qual deve ser impresso.

O Processo Seletivo do Sisu 2017 do primeiro semestre possuirá apenas uma etapa de inscrição e uma chamada única regular pelo Sistema. No decorrer da inscrição o participante terá que informar por ordem de preferência a instituição e tipo de curso que pretende cursar. Será possível a escolha de dois de cursos. O participante também terá que escolher a modalidade de concorrência sendo vagas de ampla concorrência (destinada para os estudantes de escola pública) e vagas destinadas ao público em geral (destinada para as demais pessoas). Ao final da inscrição o sistema seleciona os candidatos mais bem colocados em cada curso. Os candidatos deverão ficar atentos aos documentos exigidos pelas universidades, pois caso falte algum documento poderá ser motivo de desclassificação.

As universidades utilizam como critério de desempate a maior nota nas seguintes ordens: Redação; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e por fim Ciências Humanas e suas tecnologias. O Sisu 2017 divulga a nota de corte diariamente, pois usam o método de cálculo baseada nos números de inscritos no curso e número de vagas, assim chegam a nota de corte daquele curso e divulgam os pré-selecionados. Aqueles que não forem selecionados poderão se inscrever na lista de espera do Sisu 2017.

Para participar da lista de espera basta acessar o boletim do candidato e clicar na opção “lista de espera”. As instituições utilizam esta lista para o preenchimento de vagas. Lembrando que só poderá participar da lista de espera o participante que não foi selecionado na primeira opção. Ao clicar na opção o Sisu 2017 enviará uma mensagem informando a confirmação de solicitação da lista de espera. É de responsabilidade do participante conferir diariamente, pois assim selecionado deverá realizar a matrícula na data informada.

Para mais informações, curta e compartilhe a página do Facebook Sisu 2017. Boa sorte!

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: