Sisu 2017: Notas e Inscrições

Atualizado em: 20.12.2016

by Sisu 2017 on 20/12/2016

Notas de corte do Sisu 2017. O Sistema de Seleção Unificada é um programa informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) em que instituições públicas de ensino superior oferecem vagas de estudos. O sistema faz parte dos programas educacionais criado no ano de 2010 com objetivo de facilitar o acesso aos estudos no ensino superior, pois são destinados para faculdades federais e privadas. As inscrições são abertas normalmente por semestre, ou seja, uma no mês de janeiro e outra em junho.

O Exame Nacional do Ensino Médio obteve mais de 6 milhões de estudantes presentes na prova, assim sendo possível se inscrever no Sisu 2017 com o número de inscrição e senha, mas é obrigatório que o participante tenha tirado nota maior que zero na redação, pois caso contrário não será possível a continuidade do preenchimento. Além do sistema o MEC também utiliza a nota como critério de seleção no Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Mas para ambos é necessária nota mínima e são destinados para instituições privadas.

Nota de corte na inscrição do Sisu 2017

As inscrições para o Sisu 2017 começam logo após a divulgação das notas do exame normalmente feita no mês de janeiro. Para se cadastrar o estudante deverá conter em mãos o número de inscrição do Enem 2016 e a senha, pois o sistema retira todas as informações apresentada no exame como nome do candidato e nota obtida. Caso não a possua, basta acessar a página do exame e clicar na opção “esqueci minha senha” assim receberá a provisória via SMS ou no e-mail apresentado.

A inscrição é totalmente gratuita e feita na internet através do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/ disponível até às 23h59min, pois deste horário em diante o sistema para o cadastro para atualizar e apresentar a lista contendo os pré-selecionados. Os primeiros colocados serão aqueles que possuem a melhor pontuação. As notas de corte dos cursos são calculadas com base no número de inscritos e a quantidade de vagas disponíveis. É importante lembrar que só será considerado selecionado aqueles que estiverem bem colocados no último dia de inscrição.

Inscrições para o Sisu 2017

Inscrições para o Sisu 2017

No cadastro o estude deverá informar o tipo de curso que gostaria de fazer e em qual instituição concorrerá. O sistema permite que seja até duas opções, mas que seja apresentada em ordem de preferência. O programa possui três tipos de vagas sendo a Lei de Cotas: Para aqueles candidatos que estudaram todo o ensino médio e escola de rede pública, sendo obrigado por lei que as instituições de ensino superior separe uma certa quantidade de vaga para estes participantes; Destinadas a ampla concorrência: São para aqueles que apenas tiveram participação nas provas do Enem; Políticos de ação afirmativas: estas vagas depende da universidade, pois diferente da lei de cotas ela não é obrigatória sendo considerada uma outra categoria de separação de vagas. Sendo assim o candidato deverá optar em qual concorrer.

As inscrições ficam disponíveis no máximo 4 dias, sendo possível qualquer tipo de alteração neste período. O sistema só valerá aquele ultimo cadastro confirmado. Os candidatos pré-selecionado deveram ficar atentos pois após o encerramento o sistema apresentará um prazo de normalmente 3 dias ou mais para que os participantes compareçam para a matricula. Normalmente as instituições exigem certificado de conclusão do ensino médio (histórico), documentos pessoais (identidade e CPF) e comprovante de residência, mas é importante que vá na instituição antes para ter a confirmação e conhecimento dos documentos exigidos para a matrícula.

Sistema de Seleção do Sisu 2017

Para calcular a média que o estudante possui basta somar as notas alcançadas em Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e a redação dividindo por cinco. Ao acessar a página o sistema informa o candidato a nota de corte, ou seja, a média que o estudante precisa para alcançar uma boa colocação. Para aqueles que possuem notas idênticas ou sistema utilizará a maior nota alcançada como critério de desempate na seguinte ordem:

  1. Redação;
  2. Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  3. Matemática e suas tecnologias;
  4. Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  5. Ciências Humanas e suas tecnologias.

O resultado da chamada regular do Sisu 2017 será divulgado na semana seguinte após o encerramento das inscrições. Poderá ser visualizado no endereço eletrônico que informamos mais a cima ou nas instituições na qual estava concorrendo a vagas. Após o período de matricula o sistema libera a lista de espera para as instituições, mas para participar o estudante precisa manifestar o interesse na página do sistema.

Só será possível participar aqueles candidatos que não foram selecionados em nenhuma das opções ou que seja selecionado na segunda, por isto é importante na inscrição informar em ordem de preferência.

Para as atualizações do Sisu 2017, curta e compartilhe a página do Facebook (Clique e conheça).

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: