Sisu 2017 Primeiro Semestre Veja como se Inscrever

Atualizado em: 23.11.2016

by Sisu 2017 on 23/11/2016

Inscrições Sisu 2017: Nas próximas semanas o MEC (Ministério da Educação) irá publicar o edital com todas as regras e datas oficiais, incluindo o período de inscrição do Sisu 2017 – Sistema de Seleção Unificada. Milhões de estudantes brasileiros que participaram do Enem 2016 poderão participar do processo seletivo que oferecerá vagas em instituições públicas de ensino superior. As inscrições serão realizadas via internet, sem a cobrança de taxa.

Conforme já informou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o resultado do Enem 2016 será divulgado no dia 19 de janeiro de 2017, numa quinta-feira. Com as notas do Exame, os estudantes poderão fazer inscrição no Sisu 2017 em busca de vagas em cursos superiores das universidades federais de todo o país.

Período de inscrições do Sisu 2017 será aberto em janeiro: Mesmo antes do MEC divulgar o edital da edição do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada, podemos afirmar que o período de inscrição do Sisu 2017 terá início logo após a publicação das notas do Enem 2016. Desta maneira, espera-se que as inscrições sejam abertas no final de semana do dia 21 de janeiro, com duração aproximada de três dias.

Todas as previsões sobre o cronograma oficial serão confirmadas tão logo o MEC publicar o edital do Sisu 2017. Isto acontecerá dentro das próximas semanas, visto que o Ministério já está trabalhando com os ajustes finais dos documentos regulamentadores de todos os seus programas educacionais, dentre eles o ProUni, Fies e Sisutec, que terão cronogramas semelhantes ao do Sisu.

Como se inscrever no Sisu 2017 primeiro semestre?

Inscrições Sisu 2017 começam em Janeiro

Inscrições Sisu 2017 começam em Janeiro

Todos os estudantes que desejam fazer inscrição no Sisu 2017 precisam acessar o site oficial do Sistema, disponível no portal do MEC, no endereço http://sisu.mec.gov.br/. No acesso, é necessário informar o número de inscrição e senha do Enem 2016. Quem não se lembrar dos dados poderá recuperá-los clicando nos links de apoio disponíveis na própria página.

Ao se inscrever, cada participante terá o direito de escolher até dois cursos em instituições e turnos diferentes, em ordem de preferência. Em cada uma das opções de curso, será necessário informar a modalidade de concorrência à vaga. Além da ampla concorrência, algumas instituições também oferecem políticas de ações afirmativas, reservando algumas de suas vagas para afrodescendentes, indígenas dentre outros. A Lei de Cotas, regulamentada em 2012, garante a reserva de 50% das vagas disponíveis a estudantes que concluíram todo o ensino médio em escolas da rede pública.

Um importante detalhe que os candidatos precisam ficar atentos durante o acompanhamento das inscrições diz respeito à atualização das notas de corte do Sisu 2017. Diariamente, dentro do período de inscrição, o Sistema atualizará as notas mínimas exigidas em cada curso. Assim, os estudantes precisam ver se a condição está ou não favorável, tendo o direito de escolher outros cursos quantas vezes achar necessário, sendo validada apenas a última inscrição efetuada.

É provável que as regras do próximo processo seletivo não sejam muito diferentes das anteriores. Assim, não será exigida uma nota mínima no Sisu 2017. Entretanto, o candidato não pode ter tirado zero na prova de redação. Lembrando que, apesar da regra geral, o Sistema concede às instituições participantes o direito de estabelecerem notas mínimas em seus cursos. Desta maneira, em todos estes casos, os candidatos serão alertados no ato da inscrição sobre o aproveitamento requerido.

Quais os documentos necessários para fazer inscrição no Sisu 2017?

A princípio, no ato da inscrição, não é exigido nada além do número de inscrição e senha do Enem 2016. Entretanto, quando o candidato selecionado for efetuar a matrícula do Sisu 2017 na instituição de ensino, serão exigidos alguns documentos que comprovem todas as informações prestadas durante as inscrições. A lista completa com as exigências das instituições estará disponível na própria página do sistema.

A seleção será baseada na nota do participante em cada área de conhecimento do Enem 2016, incluindo a redação. Algumas instituições utilizam o Sisu como parte integral de seus processos seletivos. Outras, por sua vez, o utilizam apenas como primeira parte da seleção. Todas essas informações também são fornecidas na página de inscrição.

Em caso de notas iguais entre candidatos no mesmo curso da mesma instituição, o desempate levará em conta as notas na seguinte ordem: redação, Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O resultado do Sisu 2017 primeiro semestre será divulgado poucos dias depois do término do período de inscrições. As eventuais vagas não preenchidas serão disponibilizadas a estudantes que manifestarem interesse em participar da lista de espera, que será aberta logo após a divulgação do resultado.

Assim que o MEC publicar o edital confirmando todas as regras e datas oficiais da próxima edição, divulgaremos a notícia aqui em nosso site e na página do Sisu 2017 no facebook. Nos acompanhe e se mantenha atualizado!

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: